Língua Portuguesa – Interpretação de gênero textual mito.
Gênero textual Mito
O mito é um gênero textual que revela a cultura e o folclore de determinado povo, caracterizando-se por apresentar uma explicação fantasiosa para fatos naturais. Os mitos fazem parte da tradição oral de um povo, sendo contado de geração em geração. Como forma de preservar a cultura desses povos, muitos mitos foram ao longo do tempo, sendo escritos em livros, contribuindo para sua preservação e propagação para que mais pessoas possam conhecer a cultura desse povo.
LEIA:
ATIVIDADE DE INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
COPIE E RESPONDA NO CADERNO:
1.Se havia a Lua e as estrelas, por que não havia noite? 2. Quem controlava o funcionamento do Sol, da Lua e das estrelas? 3. Leia as afirmações e, depois, responda.
Protagonista: é o personagem principal, aquele que tem destaque nos acontecimentos.
Antagonista: é o adversário do personagem principal, aquele que age opondo-se ao protagonista.
a) Quem é o protagonista do mito que você acabou de ler? b) Quem é o antagonista? 4. Que problema o protagonista teve de resolver? 5. As histórias costumam apresentar três momentos.
Situação inicial: apresentação dos personagens e das circunstâncias em que estão envolvidos.
Conflito: problema provocado por um evento ou por outro personagem que altera a situação inicial.
Desfecho: situação que traz uma conclusão para o problema, solucionando-o ou não.
a) Quais parágrafos apresentam a situação inicial? b) Quais parágrafos apresentam o conflito? c) Quais parágrafos apresentam o desfecho? d) Quais palavras ou expressões servem para expressar a situação inicial? e) Quais palavras ou expressões servem para expressar o conflito? f) Quais palavras ou expressões servem para expressar o desfecho? 6.Assinale a frase que indica como é marcada a passagem do tempo no texto. a) ( ) A passagem do tempo é marcada de maneira exata. b) ( ) A passagem do tempo é marcada de maneira vaga. c) ( ) A passagem do tempo é marcada com data e hora. d) ( ) A passagem do tempo não é marcada. 7. Leia. “O Sol fazia seu percurso até o poente para então retornar pelo caminho inverso ao nascente.” a) Onde o Sol nasce? b) Onde o Sol se põe? 8. Leia. “Os homens caçavam sem cessar e as mulheres trabalhavam sem descanso, pois era sempre dia, noite não havia.” a) Sublinhe na frase duas expressões diferentes usadas para indicar a ideia de que homens e mulheres nunca paravam de trabalhar. b) Circule duas palavras antônimas na frase. 9. Leia. “Mauá controlava o Sol, a Lua e as estrelas, não permitindo que ninguém deles se aproximasse.” Reescreva a frase substituindo a expressão destacada por uma das palavras abaixo, mantendo o sentido da frase. ( ) negando ( ) proibindo ( ) desejando ( ) avisando 10. Leia. “E a noite surgiu engolindo tudo.” Marque a frase em que a palavra engoliu tem o mesmo sentido que na frase do texto. ( ) Com a pressa, apenas engoliu a comida. ( ) A maré alta engoliu as rochas. b) As palavras podem ser usadas no sentido literal, isto é, em seu significado próprio, exato. Exemplo: O outro é um metal precioso. Ou podem ser usadas no sentido figurado, isto é, com o significado diferente do significado habitual. Exemplo: Aquele menino tinha um coração de ouro. * Em que sentido a palavra engoliu foi empregada na frase que você marcou? c) Reescreva a frase marcada substituindo a palavra engoliu por uma expressão ou por uma outra palavra com o mesmo significado. 11. Que gênero textual é esse? 12. Como ele está organizado? 13. Para que serve um mito? 14. Onde encontramos mitos? 15. A qual público o mito se destina?
Comments